top of page

Dúvidas e informações.

01

Muitas pessoas gostam de molhar as plantas a noite para evitar que parte da agua seja evaporada. Mas gostaria de saber qual a melhor hora para a planta em si receber agua (de manha, a noite ou a tarde?). Isso varia entre diferentes espécies de plants ou regiões do pais?

 

Para haver absorção adequada a planta precisa transpirar através de estômatos localizados nas folha. 
Porém durante dias quentes, plantas deixam esses estômato fechado pois elas "sabem" que se abrirem vão transpirar muito - perdendo muita água. Por isso, plantas estão "programadas" a não absorver água em horas quentes. 

Consequentemente o ideal é molhá-las no começo da manhã ou no fim da tarde. Em dias muitos quentes, a água aplicada no solo não é aproveitada com máxima eficiência pois as plantas não estão transpirando e a água que deveria ser armazenada no solo irá evaporar com mais facilidade

02

 

 

O Verão brasileiro é pródigo em luz e calor. Quem tem um jardim sabe que esta época do ano evoca cuidados específicos graças às peculiaridades das plantas: a absorção de nutrientes, a fotossíntese, as regas e podas. Por isso especialistas nunca se furtam em dividir conosco, amantes da natureza, seus conhecimentos para que possamos cuidar do jardim e das plantas que o habitam com precisão e cuidado.

03

 

 

Adubação:  por conta do tempo mais propenso às chuvas, as plantas consomem mais facilmente os nutrientes do solo, utilizando todo o potencial do adubo. É necessário o acréscimo de adubo adequado e tratamento do solo em volta das plantas. Árvores grandes e arbustos precisam ter a terra em volta afofada e reforçada com material orgânico, como estrume e húmus, e fertilizante NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) na proporção 10-10-10. Este fertilizante precisa ser diluído para ser inserido no solo, na proporção três partes de água e uma de mistura.

04

05

 

 

Dicas:   o Verão é excelente para que se cubra os gramados com terra e adubo graças à rapidez de absorção de nutrientes por conta da abundância de água. Algumas espécies atingem o ápice da floração justamente nesta época, como o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), onze-horas (Portulaca grandiflora), crista-de-galo (Celosia argentea) e o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).

 

 

Regas: quem determina o volume das regas é a natureza. Se a região em que você vive for chuvosa, a frequência de irrigação pode ser muito espaçada, para que se evite encharcamento e apodrecimento das raízes. Mas se o Verão de sua região for muito seco, cuidados extras com a rega, que deve ser feita constantemente e preferencialmente pela manhã, para que as plantas não sofram queimaduras.

bottom of page